top of page

Recálculo do Quinquênio e Sexta- Parte para Professores - Execução

Atualizado: 12 de jul. de 2023

PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO TÊM DIREITO AO RECÁLCULO DO QUINQUÊNIO E SEXTA-PARTE.


A APEOESP ingressou em ações coletivas, a fim de fazer com que o Estado de São Paulo calculasse o valor do recalculo do quinquênio e da sexta-parte para professores sobre os vencimentos integrais dos profissionais e não apenas sobre o salário base como é feito.


Dessa forma, os Processos foram julgados Procedentes, determinando a incidência dos adicionais, sobre todo o conjunto da remuneração regular dos servidores, com exceção das vantagens de natureza ocasional, e correspondente apostilamento, pagas as diferenças correspondentes.


Para ter direito ao recebimento dos valores retroativos, é necessário que o professor ingresse com Cumprimento de Sentença, de forma INDIVIDUAL para ter direito ao recalculo do quinquênio e da sexta-parte.


ree

QUEM TEM DIREITO AO RECÁLCULO?


Conforme as Sentenças, todos os profissionais da área que estavam filiados à APEOESP em agosto de 2005 têm direito ao recalculo, não havendo necessidade ser filiado a APEOESP hoje para receber o Recálculo.


Dessa forma, também fazem jus ao recalculo os aposentados, pensionistas e dependentes.


COMO DEVE SER FEITO O CÁLCULO?


Assim, conforme o artigo 129 da Constituição Estadual, os servidores públicos estaduais ativos, aposentados e seus pensionistas têm o direito de ver seus adicionais calculados com base nos vencimentos integrais, assim entendido, o salário base acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, de fato, o Estado não paga corretamente.


O Estado de São Paulo calcula apenas com base no salário-base. Isso é em desrespeito à lei e em manifesto prejuízo financeiro dos servidores públicos.


Portanto, verificada a ilicitude do cálculo realizado pelo Estado, cabe ao servidor ingressar com ação judicial para pleitear o recálculo dos adicionais, de modo que incida sobre todos os vencimentos, e não somente sobre o vencimento padrão.


COMO SABER SE TENHO DIREITO?


Nosso escritório verifica se você tem direito, basta entrar em contato, atrás dos telefones (11) 91468-4290 ou (11) 91067-9801, ou pelo e-mail: administracao@mapadvs.com.br


 
 
 

9 comentários


Aparecida
13 de mai.

Entrei com os papéis em 2.019, já fazem alguns anos, más há um descaso imenso por parte do governo, para nós informar sobre a data do pagamento desse recálculo, e a APEOESP nem sabe nos informar, parece que para eles não existimos, é um descaso, e um pouco caso tão grande para com os nossos direitos , infelizmente.

Curtir

Telma Maria da Silva
10 de mai.

Dos anos que não só eu, mas vários colegas entraram com esta ação e até hoje ninguém fala nada, a impressão que dá é que a APEOESP só quer os profissionais como sócio, não estão fazendo nada porque está acontecendo de tudo que é de ruim dentro da educação do Estado de são Paulo.

Curtir

Milton Santos
Milton Santos
19 de dez. de 2024

Tambem Entrei sou aposentado nada recebi só paguei tenho a impr que isso é para não poder pedir a desfilia a mensalidade é alta para nada

Curtir

cleusagil514
27 de fev. de 2024

Eu também entrei, e até agora nada. Não entendo porque demoram tanto decidir o quê é de direito do servidor

Curtir

Aparecida Alves Carneiro
Aparecida Alves Carneiro
28 de jan. de 2024

Aparecida Alves Carneiro tenho direito ao recálculo,aposentada desde 2006

Curtir

Endereço do Escritório:

Rua Tuiuti, nº 2015 – Sala 04 – Tatuapé

São Paulo/SP – CEP 03307-005

A apenas 250 metros do Metrô e Estação Tatuapé –

também próximo ao Shopping Tatuapé. Acesso fácil tanto de carro quanto a pé.


Atendimento:
Telefone Fixo: (11) 5584-8060  - WhatsApp: (11) 91468-4290
Segunda a Sexta: 09:00 - 16:30


E-mail:

administracao@mapadvs.com.br

OAB do Escritório: 49.715 - CNPJ n° 51.871.772/0001-30

​​​​© 2025 | Modesto & Almeida Advogados

bottom of page